O diretor-presidente da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB/FBJ), Antonio Habib, recebeu a presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), Matilde Cavalcanti para discutirem uma pauta comum às instituições: incentivo para estudantes das IES municipais. Estiveram presentes na visita, Dr. Jucelino Ferreira, procurador da FACAL e presidente da OAB Limoeiro e Dr. Luis Antônio Cavalcanti, Engenheiro Civil.

“As dificuldades enfrentadas são comuns tanto para a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) quanto pela Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB/FBJ), sobretudo a falta de recursos e o baixo número de estudantes. Essa visita é importante para a aproximação entre as duas instituições de ensino superior, além da troca de ideias, visando melhorar a qualidade do ensino e o número de discentes,” relatou Matilde.

Os gestores, através da Associação das Autarquias Municipais de Ensino Superior no Estado de Pernambuco (ASSIESPE), na representação da presidente Ana Gleide Leal, discutem a possibilidade de um encontro com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para discutir políticas públicas para autarquias municipais do estado, a exemplo da retomada do Proupe.

“As Autarquias municipais são responsáveis pela formação profissional que qualifica os cidadãos que contribuem com o desenvolvimento de todas as regiões do estado. Nós acreditamos que políticas públicas permanentes devem ser implantadas para auxiliar as nossas 13 IES municipais. Um exemplo é o Proupe, um programa importante, que subsidia mensalidades nas faculdades mantidas por autarquias municipais, ” destacou Habib.

PROUPE

O PROUPE, criado pelo Governo de Pernambuco em 2011, concede bolsas de estudo para alunos egressos de escola pública, bolsistas integrais de escola particular e professores da rede pública de ensino nas Autarquias Municipais sem fins lucrativos, representando uma política pública relevante para o acesso à educação superior e formação de recursos humanos qualificados em Pernambuco.