VESTIBULAR AEB/FBJ 2022.2 >>    EDITAL  -  INSCRIÇÃO AQUI   - RESULTADOS

Comissão Própria de Avaliação - CPA

O que é?

É um conjunto de membros participantes da comunidade acadêmica, que têm o propósito de coordenar a autoavaliação da instituição de ensino. Ela é formada por representantes de todo o meio acadêmico, para oferecer diferentes perspectivas sobre as mesmas questões e, assim, garantir representatividade nas tomadas de decisões.
Conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o processo de análise institucional é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que conta com a autoavaliação e a avaliação externa. Esse sistema visa não só aperfeiçoar os métodos gerenciais, mas também expandir a oferta de ensino superior, aumentar a eficiência institucional e social, além de aprofundar os compromissos e responsabilidades das universidades.

A CPA é prevista nas Instituições de Ensino Superior (IES) pela Lei Federal nº 10.861/2004 como um critério essencial para credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC).

É importante a sua participação, a CPA possibilita a tomada de decisões efetivas, baseadas em dados objetivos e empíricos que norteiam a gestão acadêmica, em detrimento de critérios mais subjetivos.