A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou, nesta terça-feira(13), a concessão de 253 bolsas de estudo para estudantes da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB/BBJ), como parte do relançamento do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). O programa, que visa ampliar o acesso ao ensino superior, destinará um total de 3.300 bolsas para alunos de 13 autarquias municipais em todo o estado, com um investimento de R$ 44,5 milhões.

Durante o evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, a governadora destacou a relevância do Proupe para fortalecer a educação nas regiões do interior de Pernambuco. “Estamos comprometidos em garantir que as autarquias possam continuar funcionando e que os jovens do interior tenham acesso à educação de qualidade. Esse relançamento do Proupe vai permitir que mais alunos realizem o sonho de cursar o ensino superior”, afirmou Raquel Lyra.

Ao lado do diretor administrativo da AEB, Leandro Matos; da diretora Acadêmica, Lindhiane Farias e da vice- diretora da unidade, Juciara Tenório, o presidente da AEB, professor Antonio Habib, expressou sua satisfação com o retorno do programa e o impacto positivo para a comunidade local. “Foram 18 meses de diálogo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado para que pudéssemos chegar a esse resultado. A seleção dos beneficiados será feita com base na nota do Enem, e qualquer aluno que tenha feito o exame a partir de 2011 poderá concorrer”, explicou Habib.

Na AEB, 70% das bolsas serão destinadas a cursos nas áreas de Ciência/licenciaturas, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), enquanto os demais cursos receberão 30% das vagas.

O prefeito de Belo Jardim comemorou o anúncio e destacou o impacto positivo para a cidade. “A educação é uma das prioridades da nossa gestão, e essa notícia é uma grande vitória para os jovens de Belo Jardim. Essas bolsas representam a chance de um futuro melhor para muitos alunos”, disse o prefeito.

O deputado federal, Mendonça Filho também celebrou a conquista, enfatizando a importância do programa para o desenvolvimento educacional no interior do estado. “O relançamento do Proupe é uma vitória para a AEB e para todos os estudantes que sonham em cursar uma faculdade. Estamos proporcionando mais oportunidades para nossos jovens”, afirmou o deputado.

Os estudantes interessados em concorrer às bolsas devem se matricular na AEB e realizar a inscrição pelo site da Secti.