A Faculdade de Belo Jardim (FBJ), mantida pela Autarquia Educacional do município (AEB), teve o curso de Bacharelado em Direito aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE). A decisão autoriza a oferta da graduação em regime presencial, no turno da noite, com 100 vagas anuais, sendo uma turma de 50 alunos por semestre.

A conquista do novo curso faz parte de um esforço coletivo que envolve as equipes pedagógica e administrativa da FBJ, o apoio de parceiros e a atuação do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, que acompanharam os trâmites junto à CEE-PE, reforçando o compromisso da instituição com a formação de novos profissionais e com o desenvolvimento da região.

Em dezembro de 2024 foi realizada visita técnica pela equipe do CEE-PE a FBJ. Eles avaliaram salas de aula, biblioteca, banheiros, acessibilidade e laboratório de informática, e destacaram a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e os investimentos realizados na estrutura da FBJ.

Antônio Habib, diretor-presidente da AEB/FBJ, afirmou que o novo curso amplia as possibilidades para quem deseja cursar o ensino superior em Belo Jardim. “A aprovação do curso de Direito é um marco importante dentro do nosso projeto de expansão acadêmica. Faz parte de um conjunto de novos cursos que estamos estruturando, como Ciências Contábeis, Gestão em Inteligência Artificial e Medicina. Nosso objetivo é iniciar esses cursos até 2026, sendo que Direito já foi autorizado e terá vestibular ainda em 2025, com início das aulas em fevereiro de 2026”, afirmou.