História

Nome do Curso: Licenciatura em História

Objetivo: Capacitar os licenciandos para trabalhar em todos os campos de atuação do historiador, possibilitando-os a prática da pesquisa em História como atividade cotidiana e indissociável da prática do ensino, bem como, uma formação interdisciplinar que permita a atuação no diversificado mercado de trabalho, não apenas nas atividades de ensino, como também através de assessorias culturais, políticas e nas questões ligadas ao patrimônio histórico, artístico e cultural.

Perfil do Formando e Campo de Atuação:

Este curso de Licenciatura Plena em História se propõe a formar profissionais para atuarem em todo e qualquer campo de trabalho que compete ao historiador. Tal formação profissional inclui a produção contínua e inacabada do conhecimento, a fim de conduzir os indivíduos a um posicionamento crítico frente à produção científica, bem como a desenvolver uma postura crítica e humanística frente à realidade.
Dessa forma, o binômio Ensino/Pesquisa sustenta a formação de educadores capazes de socializar o conhecimento. A iniciação ao exercício da pesquisa do curso de Licenciatura Plena em História da FABEJA propõe-se, também, a embasar a produção de monografias e a sensibilizar as autoridades competentes no quesito preservação dos arquivos e patrimônios históricos, principalmente, no município de Belo Jardim.
Nesse sentido, em consonância com o Parecer CNE/CES 492/2001 – homologado, e publicado no DOU de 9/7/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História, dentre outros, o graduando ao final do curso deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que compreende pleno domínio do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal do Brasil aprovou, no último dia 8 de agosto de 2012, o parecer favorável da senadora Vanessa Grazziotin ao Projeto de Lei nº 368/09, que regulamenta a profissão de historiador. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim, estabelece que a profissão seja exercida por diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História. A partir dessa aprovação, abre-se um leque de possibilidades de trabalho, pois, além da docência, os licenciados poderão desenvolver outras habilidades, tais como: trabalhar em instituições voltadas para a preservação da memória coletiva e do patrimônio público, assessorias e consultorias a museus e empresas de turismo, a organizações não governamentais voltadas para as questões da cidadania e os diversos Conselhos de Cultura.

Informações sobre o curso:

Duração do Curso: 08 semestres letivos
Vagas Oferecidas: 50 por semestre
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total: 3.005 horas

 Nome do Coordenador do Curso: Professor Ms. Adauto Guedes Neto.

Nome do Diretor do Departamento: Professora Esp. Maria das Mercês Costa

Projeto Político Pedagógico