Nome do Curso: Licenciatura em História

Objetivo: Capacitar os licenciandos para trabalhar em todos os campos de atuação do historiador, possibilitando-os a prática da pesquisa em História como atividade cotidiana e indissociável da prática do ensino, bem como, uma formação interdisciplinar que permita a atuação no diversificado mercado de trabalho, não apenas nas atividades de ensino, como também através de assessorias culturais, políticas e nas questões ligadas ao patrimônio histórico, artístico e cultural.

Perfil do Formando e Campo de Atuação:

Determine how the Department of Pupil Existence and its 16 departments are transforming the Husky Experiences, operating people excellent, growing our effects, and empowering technology buy essay cheap Unlike highschool through which you’re in course 8 many hours a day, a really rewarding advanced schooling suffer from means you can make your actually own regimen.

Este curso de Licenciatura Plena em História se propõe a formar profissionais para atuarem em todo e qualquer campo de trabalho que compete ao historiador. Tal formação profissional inclui a produção contínua e inacabada do conhecimento, a fim de conduzir os indivíduos a um posicionamento crítico frente à produção científica, bem como a desenvolver uma postura crítica e humanística frente à realidade.
Dessa forma, o binômio Ensino/Pesquisa sustenta a formação de educadores capazes de socializar o conhecimento. A iniciação ao exercício da pesquisa do curso de Licenciatura Plena em História da FABEJA propõe-se, também, a embasar a produção de monografias e a sensibilizar as autoridades competentes no quesito preservação dos arquivos e patrimônios históricos, principalmente, no município de Belo Jardim.
Nesse sentido, em consonância com o Parecer CNE/CES 492/2001 – homologado, e publicado no DOU de 9/7/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História, dentre outros, o graduando ao final do curso deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que compreende pleno domínio do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal do Brasil aprovou, no último dia 8 de agosto de 2012, o parecer favorável da senadora Vanessa Grazziotin ao Projeto de Lei nº 368/09, que regulamenta a profissão de historiador. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim, estabelece que a profissão seja exercida por diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História. A partir dessa aprovação, abre-se um leque de possibilidades de trabalho, pois, além da docência, os licenciados poderão desenvolver outras habilidades, tais como: trabalhar em instituições voltadas para a preservação da memória coletiva e do patrimônio público, assessorias e consultorias a museus e empresas de turismo, a organizações não governamentais voltadas para as questões da cidadania e os diversos Conselhos de Cultura.

Informações sobre o curso:

Duração do Curso: 08 semestres letivos
Vagas Oferecidas: 50 por semestre
Turno de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total: 3.005 horas

Nome do Coordenador do Curso: Professor Ms. Adauto Guedes Neto.

Nome do Diretor do Departamento: Professora Esp. Maria das Mercês Costa

Projeto Político Pedagógico