Notícias

Maratona Talks Live AEB/FBJ 2.0

Imprimir Email

A Maratona Talks Live AEB/FBJ 2.0 se propõe a promover o diálogo sobre questões pertinentes e atuais relacionadas ao processo formativo em nossa instituição.

Abordaremos temas como: hibridismo pós-pandemia, o Novo FUNDEB, Formação e Carreira.
As inscrições podem ser feitas no link: https://www.even3.com.br/maratonaaebfbj2/

Participe conosco dessa semana intensa de partilha de saberes e conhecimentos.

#AEBFBJ45AnosConstruindoSonhos

Edital para seleção de supervisores e preceptores - PIBID e Residência Pedagógica

Imprimir Email

A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - e do Programa Residência Pedagógica tornam públicos os editais para seleção de professoras e professores para atuarem como supervisores e preceptores, respectivamente.

As vagas estão distribuídas de acordo com as cidades em que atuarão os estudantes bolsistas de ambos os programas, especificamente:
  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Biologia e Língua Portuguesa: Agrestina e Belo Jardim
Pedagogia: Lajedo e Belo Jardim
Programa Residência Pedagógica
Biologia, Língua Portuguesa e Matemática: Belo Jardim
Os critérios para participação na seleção bem como as responsabilidades de supervisores e preceptores estão listadas nos editais disponíveis em: aeb.edu.br/servicos/programas-de-bolsas

Os contemplados na seleção receberão bolsas da CAPES/MEC no valor de R$765,00 pelo período de duração dos programas.  

Presidência da AEB institui Comitê para Elaboração de Plano de Convivência e Retomada Gradativa das Atividades Presenciais

Imprimir Email

Em 16/06/2020 foi emitida a Portaria MEC 544 que estabelece diretrizes para oferta de atividades remotas no Sistema Federal de Ensino até 31/12.

Embora as autarquias municipais não sejam regidas pelo MEC, por estamos vinculadas ao Conselho Estadual de Educação de Pernambuco - CEE/PE, esclarecemos que o documento é uma diretriz, portanto, não obrigatório/ compulsório.

Cada Instituição de Ensino Superior- IES, dentro de sua discricionariedade oriunda da autonomia acadêmica universitária, goza de liberdade responsável para planejar seu retorno progressivo às atividades presenciais, respeitadas as normas emanadas das autoridades de saúde e sanitárias das esferas do poder local.

Ante o exposto, a presidência da AEB, informa à comunidade acadêmica da FBJ que foi instituído na manhã de segunda-feira, 22/06, o Comitê Intersetorial para elaboração do Plano de Convivência e Retomada Gradativa das Atividades Presenciais Pós-pandemia.

O comitê, que conta com a participação de representantes da presidência da AEB, direção acadêmica da FBJ, docentes, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior de Belo Jardim - SINTESB, servidores administrativos e DCE, deverá apresentar o planejamento para adequação do espaço físico e organização pedagógica para retomada progressiva das atividades presenciais que ocorrerá assim que as autoridades estaduais e municipais se pronunciarem com autorização.

A AEB/FBJ se antecipa no planejamento para garantir as condições adequadas para retomada das rotinas presenciais priorizando a saúde e o bem estar de colaboradores, docentes e estudantes.

Portaria define procedimentos para defesa remota de TCCs.

Imprimir Email

CAPES aprova projetos da FBJ

Imprimir Email

Curso de Direitro: APROVADO pelo CEE/PE

Imprimir Email

Uma notícia há muito aguardada por Belo Jardim e região: O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco - CEE/PE - aprovou a implantação do Curso de Direito na Faculdade do Belo Jardim - FBJ.
A autorização de instalação do curso foi assinada na manhã da segunda-feira (17) e recebida com grande entusiasmo pelo corpo diretivo da instituição.
O presidente da AEB, Nen Cabeludo, destacou o empenho e a dedicação dos profissionais que se esmeraram para atender a contento todas as exigências formuladas pelo Conselho e comemorou a cosquista.
A profa. Dra. Goretti Soares, diretora acadêmica da FBJ, celebrou a conquista enfatizando que a decisão do Conselho Estadual de Educação corrobora o êxito do trabalho acadêmico e pedagógico desempnehado pelos profissionais que fazem a faculdade e dedicam suas vidas à construção da história que se encaminha para seu 45º aniversário.
"Um curso inteiramente presencial com a garantia da presença de professoras e professoras de conhecimento teórico e prático comprovado na área do Direito, ofertado por um preço acessível e justo em uma instituição sólida e séria, com uma história dedidaca à formação dos profissionais de Belo Jardim e região é o que desejamos apresentar" - afirmou a diretora.
Em breve serão divulgadas as informações sobre o vestibular e maiores detalhes sobre o curso.

#DireitoFBJ
#AprovaçãoCEE
#2020oANOdaFBJ

Aula Inaugural acolhe calouras e calouros dos cursos da FBJ

Imprimir Email

A Autarquia Educacional do Belo Jardim - AEB - na pessoa de seu presidente, Nen Cabeludo, junto à direção acadêmica da Faculdade do Belo Jardim - FBJ - representada pelo Prof. Jorge Coelho, diretor acadêmico adjunto, acolheram as calouras e os calouros dos cursos de bacharelado e licenciatura na aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2020.

Tanto o presidente quanto o diretor enfatizaram em seus discursos a importância estratégica da FBJ no cenário do agreste pernambucano e o desempenho acadêmico crescente da instituição registrado nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE - nos quais nossa faculdade tem atingido nota 3 no MEC, o que nos coloca no mesmo patamar que grandes instituições públicas e privadas do Brasil.

Coordenadoras e coordenadores de cursos acolheram as novas acadêmicas e os novos acadêmicos com entusiasmo e esperança na construção de dias de vigorosos aprendizados e aventuras pelos caminhos da ciência, destacando a qualidade de nossos profissionais e o empenho de todas e de todos em oferecer o melhor, apesar das dificuldades enfrentadas.

A aula inaugural versou sobre o tema: Ser e fazer-se universitário na contemporaneidade. O Prof. Everaldo Santos fez uma apresentação da estrutura organizacional da AEB e da FBJ a fim de fornecer informações básicas para compreensão da dinâmica universitária, dialogando sobre os desafios e possibilidades que aguardam nossos ingressantes. O prof. João Estévão, coordenador dos cursos de licenciatura em Geografia e História, fez uma fala sobre o conhecimento à luz da filosofia.

Estamos muito felizes com a chegadas de nossos novos estudantes nos bacharelados em Administração, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Psicologia nas licenciaturas em: Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. 

  • 1
  • 2