VESTIBULAR 2021. Inscrições | Edital 2021.2 | Pré-matrícula | Contrato | Resultado Parcial

Notícias

Em Live, AEB divulga programa ‘Município Amigo da Educação’, que prevê descontos de até 50% para os alunos ingressantes

Imprimir Email

 

Na Live dessa quarta-feira (16), a Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) apresentou o ‘Programa Município Amigo da Educação’, que visa oportunizar aos jovens e adultos uma formação superior de qualidade, disponibilizando bolsas de estudo de 50%. Os outros 50% serão pagos pela prefeitura que aderir ao programa, visando a capacitação profissional da sua população.

Alguns municípios, como São Caitano, Sanharó e Tacaimbó, já receberam a proposta e sinalizaram a avaliação positiva do projeto.

A AEB, por meio de parcerias com cidades circunvizinhas, busca investir no desenvolvimento educacional, proporcionando, desta maneira, um ganho na vida acadêmica e concedendo à comunidade profissionais cada vez mais capacitados.

"Os nossos estudantes bolsistas desenvolverão pesquisas e estudos direcionados à melhoria da qualidade da educação nos municípios parceiros, além de desenvolver projetos de extensão universitária de acordo com as necessidades das secretarias municipais", disse a presidenta da AEB, Profa. Mercês Costa.

A busca de parcerias tem se configurado em todo o mundo como caminho de colaboração entre instituições e empresas em parcerias onde ganham ambos os lados. "Desde o início da gestão, a AEB tem planejado e criado formas para que se possa trabalhar de forma digna, restabelecendo não só a parte estrutural, mas principalmente a pedagógica. Durante seus 46 anos de existência a AEB formou diversos profissionais competentes", disse o prefeito de Belo Jardim.

“Isso mostra o quanto ela é importante para o município e para todo o agreste do estado, e após um momento tão difícil que passou ver que está sendo construída uma nova história é algo de fato gratificante, ver uma gestão empenhada, alunos, professores, a sociedade como um todo. Esperamos inaugurar novos tempos para a AEB a partir do intercâmbio com as prefeituras de nossa cidade e região”, destacou a presidente da AEB.

O município de Tacaimbó foi o primeiro da região a aderir ao programa; já Sanharó demonstrou interesse na adesão e adiantou que a iniciativa pode ser muito viável, sobretudo, neste momento tão difícil que o mundo tem passado, onde muitas pessoas querem estudar e não podem. O prefeito do município de São Caitano recebeu a presidência para conversar sobre o convênio e também demonstrou muito interesse.

AEB promove a I Feira Digital de Profissões

Imprimir Email

 

Na tentativa de auxiliar jovens na sua escolha profissional, a Autarquia Artur Barbosa Maciel (AEB) realiza a I Feira de Profissões, em formato digital, entre os dias 14 a 18 de junho.

O intuito do evento é disponibilizar um momento onde os participantes terão a possibilidade de conhecer profissões e, posteriormente, identificar a que se enquadra ao seu perfil.

Feiras de profissões têm por objetivo ser um evento esclarecedor que visa apresentar diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

De forma gratuita e destinado a todos os estudantes, concluintes do Ensino Médio ou demais interessados a dar um passo na vida acadêmica, o momento será marcado pelas redes sociais da AEB e a duração é de apenas 1h.

E alguns dos tópicos abordados serão: Dados do curso relacionado com a história da AEB/FBJ; Campo de Atuação; Perfil de Egressos; Empregabilidade.


A transmissão será pela página oficial no Facebook: www.facebook.com/AEBoficial; pelo canal no YouTube: Faculdade do Belo Jardim - FBJ.

As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/feiraprofissoesaebfbj/

Estudantes se organizam para reestruturar o DCE

Imprimir Email

 

Estudantes da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), estão se articulando para realizarem a reestruturação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Abandonado pela última chapa eleita, o diretório tem por objetivo representar todos os estudantes da unidade de ensino em que estão vinculados.

Lideranças dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas da Faculdade do Belo Jardim (FBJ) mantida pela Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) reuniram-se com o coordenador de comunicação interna, o Prof. Everaldo Santos, para discutir os procedimentos que os estudantes precisam fazer para reestruturação do DCE, que foi instituído pela Lei Federal 4.464/1964 e reformado pelo Decreto lei 228/1967.

A reestruturação da unidade é uma meta da gestão atual e tem sido abraçada inclusive pelos alunos.

A AEB-FBJ é um patrimônio do município e tem recebido um olhar carinhoso.

Vestibular 2021.2

Imprimir Email

AEB divulga mais de 300 vagas disponíveis para cursos de bacharelado e licenciatura do vestibular 2021.2

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) anunciou na última terça-feira (01) as informações sobre as inscrições do vestibular 2021. São mais de 300 vagas disponíveis para os cursos de bacharelados em Administração e Enfermagem e as licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.


Os candidatos poderão concorrer a uma vaga nos programas de bolsas, no âmbito federal como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica para as licenciaturas e o programa Prouni Pernambuco que contempla estudantes de todos os cursos.

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica, já o Residência Pedagógica para as Licenciaturas é um programa de ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Para os candidatos que desejam concorrer ao Prouni Pernambuco para todos os cursos, a seleção acontece a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conforme regras de edital a ser divulgado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI - do Estado de Pernambuco.

O vestibular 2021.2 está com inscrições abertas no período do dia 01 de junho a 31 de julho. O candidato deverá acessar o site da AEB e preencher as informações solicitadas, inclusive e-mail e telefone válido, após a inscrição o candidato receberá por e-mail as orientações para realização da pré-matrícula no Portal Acadêmico.

Três estudantes de Pedagogia na Etapa Final de Processo Seletivo para o Grupo Moura

Imprimir Email

 

É com muita alegria que divulgamos a honra de ter três estudantes do Curso de Pedagogia que estão na etapa final do Processo Seletivo para vaga de Estágio Remunerado para o Instituto Conceição Moura (ICM) em Belo Jardim. As estudantes participaram de processo seletivo que contou com análise de currículo, apresentação de um case sobre a educação em Belo Jardim com os principais indicadores educacionais do município, bem como, uma proposta de intervenção sociopolítico-pedagógica para melhorias desses indicadores junto à gestão pública municipal.

Participaram da seleção estudantes de diversas instituições e apenas três estudantes chegaram à etapa final da entrevista que definirá quem ocupará a vaga e atuará junto à equipe pedagógica do ICM. O ICM é uma organização privada sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Moura, que desde 2014 dá continuidade ao trabalho social realizado por Conceição Moura, co-fundadora do instituto, além disso, atua como promotor de atividades de aprendizagem, voltadas para o desenvolvimento de habilidades para a vida de crianças e jovens.

AEB divulga I Semana Integrada de Meio Ambiente

Imprimir Email

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) divulgou na tarde desta sexta-feira a realização da I Semana Integrada de Meio Ambiente, cujo tema será “Preservar hoje para garantir o amanhã”.

O evento é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, onde o objetivo geral é realizar a divulgação de práticas ambientais através dos alunos da AEB. De forma remota e com participação gratuita, tendo início na próxima segunda-feira dia 31 de maio até o dia 02 de junho, e a transmissão será pelas redes sociais da autarquia.

A proposta é promover o ensino, a extensão e a pesquisa, para as comunidades interna e externa. Um concurso está previsto para ocorrer durante a semana e uma premiação será entregue para os três primeiros colocados. Para garantir a participação o estudante deve no ato da inscrição selecionar fotos, poemas, letras de músicas (de autoria própria), ações de educação ambiental, ou utilizar relatos de outras experiências ligadas ao meio ambiente.

A comissão avaliadora será composta pelos professores responsáveis pela primeira semana integrada do meio ambiente. Os cursos responsáveis pela ação são: geografia, história, matemática, ciências biológicas e letras.

Aos interessados as inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/sima2021/.

AEB realiza reunião com o prefeito Gilvandro Estrela para apresentação de projetos

Imprimir Email

Na manhã da última segunda-feira (24), a equipe da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) esteve reunida com o prefeito Gilvandro Estrela para apresentar os projetos elaborados para melhoria e requalificação da AEB/FBJ, o que inclui os aspectos físicos, estruturais e a organização de um programa de bolsas municipais que fomente o acesso ao Ensino Superior aos munícipes de Belo Jardim.

Além disso, foi apresentado o Programa Município Parceiro da AEB/FBJ, que tem por objetivo formalizar programas de bolsas para os estudantes das cidades atendidas pela instituição. Em contrapartida, os estudantes beneficiados desenvolverão ações em seus municípios de acordo com demandas levantadas pelas secretarias envolvidas no programa.

Ainda fez parte da pauta a negociação para pagamento da entrada do parcelamento dos encargos sociais que ultrapassa o valor de R$3,5 milhões em dívidas deixados pela gestão municipal anterior.

O prefeito comentou a situação de abandono a que foi submetida a AEB/FBJ. “Quiseram destruir nosso patrimônio, a nossa faculdade que tanto bem fez e faz as pessoas, mas a gestão tem palavra e nosso compromisso vai se efetivar: vamos requalificar a AEB”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.

“O prefeito Gilvandro Estrela mais uma vez honra seus compromissos assumidos durante a campanha e se aproxima de nossa instituição, que há 46 anos promove formação em nível superior para Belo Jardim e região. Vamos reconstruir nossa AEB/FBJ com muito trabalho e zelo pela nossa história”, afirmou a presidente da autarquia, Mercês Costa.

AEB participa da Semana Mundial do Brincar

Imprimir Email

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) iniciou segunda-feira (24) sua participação na 12º Semana Mundial do Brincar, uma parceria com a Aliança pela Infância. Anualmente na semana que se comemora o Dia Mundial do Brincar é realizada essa ação, cujo objetivo é buscar mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre a relevância do brincar e a essência da infância. O tema de 2021 é “Casinhas das Infâncias”. A programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da AEB.

Durante esse período a AEB/FBJ dispõe aos participantes a vivência de práticas relacionadas ao movimento internacional em defesa do brincar e das infâncias. Os subtemas são sobre práticas cotidianas, sem restrição, atendendo a crianças atípicas ou não. Jogos matemáticos também serão utilizados, além disso, o exercício da leitura também está presente na programação.

Nos dias 27 e 28 de maio está programado para acontecer minicursos cujo o tema será “Teorias do brincar” que apresentará um diálogo epistemológico plural em torno do brincar como objeto de estudo e será realizado por uma videochamada no Google Meet, e será destinado para os estudantes de Pedagogia da FBJ.

“Essa nossa participação na SMB marca o início das atividades da nossa Brinquedoteca Paulo Freire. E nós já temos um time de professores, alunos e egressos compondo a equipe da brinquedoteca. Eu estou tão feliz que meu coração está vibrante, minhas mãos estão geladas, só sonho e penso nisso. Gratidão a cada um por fazer tudo isso acontecer”, disse a coordenadora da ação, Profa. Karla Aprígio.

A semana mundial do brincar vai dos dias 24 à 28 de maio, nas redes sociais da autarquia.
https://www.facebook.com/AEBoficial ou https://www.instagram.com/aebfbj/

Semana Acadêmica de Pedagogia 2021

Imprimir Email

 

A Semana Acadêmica de Pedagogia da Faculdade do Belo Jardim - FBJ - mantida pela Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel - AEB - tem se configurado ao longo dos anos como espaço de formação que reúne docentes, estudantes, egressos e a comunidade externa em discussões atuais de relevância para a área.

Em 2021, quando celebramos o centenário natalício de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e pernambucana, elegemos como tema: A Pedagogia na Atualidade - um convite à esperança!

A abertura celebrativa na quarta-feira (19) será marcada pela Edição Especial de Aniversário do Projeto Interinstitucional Freireando com a Vida que há um ano semeia as ideias do educador pernambucano através da realização de Lives que já alcançaram 7.600 pessoas de todos os Estados da federação e de mais 3 países e nesta edição conta com os relatos de Lucimary Passos e Edilson Motta e a musicalidade do Maestro Mozart Vieira.

Na quinta-feira (20) dialogaremos sobre a Pedagogia do Cuidado com a partilha das experiências de profissionais Profa. Cristiane Pedrosa e Profa. Risonete Rodrigues que atuam em classe hospitalar e com atendimento domiciliar a pessoas com deficiência, pois precisamos de doses diárias de humanidade, afeto e presença. A música ficará por conta de Carolliny Torres e George Pereira.

E para encerrar nossa semana, na sexta-feira (21), versaremos sobre A Identidade do Profissional da Pedagogia seja nos espaços escolares, seja além muros nos diversos espaços de atuação em ambientes não escolares com a presença da Profa. Valdirene Moura e do Prof. Leonardo Severo. Para celebrar com música o acadêmico Gledson Lamartine.

Faça sua inscrição agora mesmo: https://www.even3.com.br/saped2021/

Embarque conosco nesta amorosa experiência formativa!