VESTIBULAR AEB/FBJ 2022.2 >>    EDITAL  -  INSCRIÇÃO AQUI   - RESULTADOS  - Edital Formação Continuada PMBJ - AEB/FBJ

Notícias

Convênio entre AEB e Prefeitura de Belo Jardim oferta 360 bolsas de estudo com 50% de desconto para graduação e pós

Imprimir Email

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), mantenedora da Faculdade do Belo Jardim (FBJ), por meio de parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, ofertará 360 bolsas de estudo com 50% de desconto no valor na mensalidade até o final do curso. É mais investimento e desenvolvimento na educação do município.

O “Programa Município Amigo da Educação”, foi criado em 2021 pela atual administração da AEB/FBJ e o prefeito Gilvandro Estrela.

“É uma parceria que deu certo. Devido ao sucesso do programa no ano passado e no começo deste ano, resolvemos renovar e expandir o número de bolsas para os estudantes de Belo Jardim”, explicou Mercês Costa, presidente da autarquia.

Com a iniciativa, o estudante paga 50% da mensalidade e a prefeitura assume 50% até o final do curso, proporcionando, desta maneira, um ganho na vida acadêmica e concedendo à comunidade profissionais cada vez mais capacitados.

No total são 260 bolsas disponíveis, divididas igualmente entre os cursos ofertados pela instituição. A novidade este ano, foi a ampliação de 100 novas bolsas de estudo para os cursos de pós-graduação.

Desde o início, a nova administração da AEB/FBJ e a Prefeitura de Belo Jardim colocaram a melhoria e o acesso facilitado a educação como o principal ponto de importância.

Calendário acadêmico 2022.2

Imprimir Email

O calendário acadêmico 2022.2 já está disponível para consulta dos alunos, professores e colaboradores da AEB/FBJ. Qualquer dúvida em relação ao calendário, entrar em contato com a direção acadêmica da instituição. As aulas terão início no segundo semestre dia 1° de agosto, presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários dos ministérios da Saúde e da Educação.

Bem-vindos (as), queridos alunos (as)!

Em um ano e seis meses, direção da AEB/FBJ regularizou pagamentos, conquistou certidões negativas e firmou parcerias importantes

Imprimir Email

Nunca se fez tanto quanto nesta administração da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB)/Faculdade do Belo Jardim (FBJ). A presidência e a direção acadêmica colocaram as pendências com salários e encargos sociais em dia, conseguiram a aquisição das Certidões Negativas e firmaram parceria administrativa e pedagógica com a UFRPE-BJ.

Ainda neste período, realizaram seminários, minicursos, palestras, semanas acadêmicas, atividades educacionais em parcerias com empresas e ONGs da cidade, além de programações especiais para a Dia Mundial da Água e do Meio Ambiente.

“Nosso intuito é fazer com que os alunos tenham diferentes formas de experiência e aprendizado, praticando tudo aquilo ensinado em sala de aula e tendo troca de experiência com profissionais já consolidados no mercado. Conseguimos conquistas importantes estamos reerguendo a nossa instituição”, destacou a presidente da AEB, Mercês Costa.

Com o início da volta às aulas presenciais no dia 9 de fevereiro de 2022, as atividades tiveram um papel fundamental no aprendizado e no estímulo dos estudantes, elevando a autoestima e o interesse pelo conteúdo.

“É fundamental que o aluno tenha novas experiências e possa praticar aquilo que ele vem estudando em sala de aula. Além disso, as ações visam estabelecer relação entre a instituição de ensino e a sociedade”, detalhou Lindhiane Farias, diretora acadêmica da AEB/FBJ.

Entre as principais atividades desenvolvidas, destaque para a Semana Mundial da Água, que contou com palestras, debates, entrevistas, serviços à comunidade e a plantação de mudas nativas na mata ciliar da região da Barragem do Bitury. A 2° Semana Integrada do Meio Ambiente. Na agenda de ações, tivemos o plantio de mudas na região do Bitury, palestras e mesa-redonda com especialistas.

As semanas acadêmicas, por intermédio dos cursos de Matemática, Enfermagem, Pedagogia e demais Licenciaturas, foram promovidas entre os dias 04 e 28 de maio visando discutir temas, ofertar palestras, atividades e ações relacionadas à temática dos cursos. A inauguração da primeira ‘brinquedoteca’ da história da instituição, pensada e confeccionada pelos estudantes do curso de Pedagogia, sob orientação da professora Karla Aprígio, pesquisadora da área da infância.

Além disso, a AEB/FBJ viabilizou parcerias importantes com a Secretaria de Educação de Belo Jardim, ofertando bolsas de estudo para professores, gestores e coordenadores, com o IFPE-BJ, beneficiando os estudantes do curso de educação física com a prática de estágio. Ofertou, por meio do Programa Município Amigo da Educação, em conjunto com as prefeituras de Belo Jardim e Tacaimbó, 295 bolsas de 50% de desconto.

Todas as conquistas são um fruto da autonomia e apoio por parte do prefeito Gilvandro Estrela. Desde o início do governo, o gestor colocou a faculdade como uma das prioridades do seu governo.

Vestibular 2022.2 da AEB/FBJ abre inscrições nesta terça-feira (21)

Imprimir Email

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) /Faculdade do Belo Jardim (FBJ) abre nesta terça-feira, dia 21 de junho, as inscrições para o vestibular de inverno. Serão oferecidas, inicialmente, vagas para os cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia. Aguardando questões burocráticas, outros cursos podem ofertar vagas ainda neste semestre 2022.2.

LINK PARA INSCRIÇÃO: https://portais.qualinfonet.com.br/aeb/acadweb.modulo.eventos.php

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas pelo site www.aeb.edu.br. No ato da inscrição, o estudante poderá escolher uma das três opções de vestibular, a nota do Enem, Histórico Escolar do Ensino Médio ou realizando uma redação presencial (opção válida para estudantes que concluem o ensino médio em 2021).

O resultado do vestibular será divulgado exclusivamente no site www.aeb.edu.br e os estudantes poderão consultar a lista com os nomes dos aprovados durante todo o período de inscrições.

Programa Município Amigo da Educação

Para quem é estudante de Belo Jardim ou Tacaimbó, ficou ainda mais fácil se tornar aluno AEB/FBJ. Através do programa “Município Amigo da Educação”, os jovens poderão ter acesso a bolsas de estudo com desconto de 50% na mensalidade até o final do curso. Saiba mais: www.aeb.edu.br

PROUNI-PE

O Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE) oferta bolsas de estudo (auxílio financeiro pago com recursos do Estado, no valor de R$500), para que estudantes egressos da rede pública de ensino possam realizar o sonho de cursarem graduação nos cursos das mais diversas áreas. Todos os alunos matriculados na Autarquia Educacional do Belo Jardim/Faculdade do Belo Jardim, não portadores de diploma, podem participar. Saiba mais no site: www.prouni.secti.pe.gov.br

PROUPE

O Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), é um programa do Governo do Estado de Pernambuco, criado em 2011, que promove a interiorização do Ensino Superior como política de desenvolvimento regional. Para isso, concede bolsas de estudo para alunos de autarquias municipais de Ensino Superior sem fins lucrativos no Estado.

O Proupe tem como objetivo elevar o patamar da educação superior nas diversas regiões do Estado e contribuir com a formação de professores para incentivar a inserção no mercado de trabalho dos jovens pernambucanos que residem no interior, possibilitando com isso o incremento de renda e melhoria de suas condições de vida. Saiba mais: https://proupe.secti.pe.gov.br/

Brinquedoteca Universitária do curso de pedagogia é inaugurada na AEB/FBJ

Imprimir Email

A coordenação do curso de pedagogia da Autarquia Educacional de Belo Jardim/Faculdade do Belo Jardim (AEB/FBJ), inaugurou, na segunda-feira, dia 06, a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, pensada e confeccionada pelos estudantes do curso, sob orientação da professora Karla Aprígio, pesquisadora da área da infância.

Com objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às teorias do brincar, o espaço foi desenvolvido para elaboração de projetos de extensão integrados com outros cursos. A brinquedoteca funcionará todas as noites para que as crianças que acompanham os pais em nossos cursos tenham um espaço dedicado ao brincar com segurança, enquanto os pais estudam.

“O espaço da Brinquedoteca é um dos aspectos avaliados pelo MEC, por ocasião da aplicação dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior — SINAES, bem como espaço avaliado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco — CEE/PE, por ocasião dos processos de renovação da autorização de funcionamento que vivenciaremos este ano”, explicou Everaldo Santos, coordenador do curso de pedagogia da AEB/FBJ.

Todos os estudantes de pedagogia da AEB/FBJ participaram do Curso de Formação de Brinquedista e atuaram na confecção dos materiais que compõem a brinquedoteca. A decisão de nomear a brinquedoteca com o nome de Paulo Freire se deve à comemoração do centenário de nascimento do patrono da educação brasileira.

AEB/FBJ promove campanha para ajudar vítima das chuvas em Pernambuco

Imprimir Email

Às fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias deixaram milhares de pessoas desabrigados e um rastro de destruição. Devido a este triste acontecimento, a AEB/FBJ está promovendo uma campanha de arrecadação para ajudar as vítimas das chuvas.

O objetivo da campanha é arrecadar bíblias, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, agasalhos, produtos de higiene pessoal e cobertores. As ajudas estão sendo coletadas no campus da instituição, até o dia 22 de junho, localizado na PE-166, S/N, Belo Jardim. Os interessados em ajudar podem contribuir também por meio do PIX da Fundação Altino Ventura. Segue abaixo informações:

Ponto de arrecadação: campus da AEB/FBJ em Belo Jardim (PE-166, S/N — próximo a ETE Edson Mororó Moura).

Chave PIX Celular: (81) 98124-1960 - Fundação Altino Ventura.

AEB/FBJ celebra 47 anos de fundação e conquistas

Imprimir Email

Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), mantenedora da Faculdade do Belo Jardim (FBJ), completa nesta quinta-feira, dia 26 de maio, 47 anos de fundação. Idealizada por Arthur Barbosa Maciel, a AEB/FBJ, se tornou referência em ensino superior, pós-graduação e formação de professores no Agreste de Pernambuco.

Atualmente, a instituição conta com 11 cursos de graduação e nove de pós-graduação. São quase cinco décadas de história e dedicação em oferecer ensino superior de alta qualidade, investindo em inovação e na relação social com a comunidade e empresas locais.

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), a AEB/FBJ atingiu conceito 3 — de excelência (em uma escala de 1 a 5).

“Esse reconhecimento é uma conquista de toda comunidade acadêmica, que se dedica, sem medir esforços, para oferecer um ensino de excelência aos estudantes. Essa nota reflete o nosso compromisso e dedicação com a educação dos alunos”, celebrou Mercês Costa, presidente da instituição.

História

Localizada na cidade de Belo Jardim a Autarquia Educacional do Belo Jardim – Faculdade do Belo Jardim foi idealizada por Arthur Barbosa Maciel, que começou a observar o quanto era difícil o acesso ao Ensino Superior para moradores de toda a região, para alguns chegando a ser um acesso inalcançável, principalmente para moças.

Surgiu a oferta de Ensino Superior na cidade. Iniciou como Fundação de Direito Público sem fins lucrativos com a denominação de Fundação de Ensino Superior de Belo Jardim (FESBEJA) e tendo sua primeira unidade de ensino superior o nome de Faculdade de Formação de Professores “Gilberto Freyre”, que funcionou no Edifício José Orlando (atual INSS) assim com o Ginásio de Aplicação.
Em 1975, a FESBEJA passa a ser Autarquia Educacional supervisionada pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim, um ano depois o Conselho Estadual de Educação de Pernambucano autoriza o funcionamento da Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim com os cursos de licenciatura curta em ciências, estudos sociais e letras.

Na década de 80, a Prefeitura de Belo Jardim sanciona a lei através da qual a Autarquia Educacional do Belo Jardim, torna-se mantedora da Faculdade de formação dos professores de Belo Jardim. Ainda em 85, o Ministério da Educação autoriza a conversão dos cursos de estudos sociais e letras para o curso em Ciências, habilitações em Biologia e Matemática, Geografia; História e em Letras, habilitação em Português e inglês, todos esses de licenciatura.

Logo se tornou referência na formação de profissionais na cidade e região, a faculdade cresceu, estudantes de várias cidades estudavam na época. Com o aumento da quantidade de aluno, em 90 a faculdade passa a funcionar no prédio do Colégio Diocesano, dois anos depois ela inaugura seu prédio oficial onde está funcionando até hoje.

Semana acadêmica de pedagogia AEB/FBJ terá o tema: confiar na força do brincar

Imprimir Email

Em 2022, a Semana Acadêmica de Pedagogia estará integrada à Semana Mundial do Brincar, por confiarmos no brincar como uma atividade social e cultural indissociável do fazer pedagógico. Desse modo, para iniciarmos as comemorações dos 10 anos do Curso de Pedagogia da FJB, os alunos receberão de presente a formação de brinquedistas e, em contrapartida, os estudantes confeccionarão cantinhos potencialmente lúdicos e arrecadarão brinquedos, tornando possível a inauguração da nossa Brinquedoteca Paulo Freire.

PROGRAMAÇÃO

23/05

19h às 20h30 – Perspectivas teóricas do Brincar (Mediadora: Prof.ª Ma. Karla Aprigio)

20h40 às 22h – Confecção dos Cantinhos Lúdicos e Classificação de brinquedos

24/05

19h às 20h30 – A diversidade no Brincar (Mediadora: Prof.ª Ma. Risonete Rodrigues)

20h40 às 22h – Confecção dos Cantinhos Lúdicos e Classificação de brinquedos

25/05

19h às 20h30 – A Brinquedoteca e suas possibilidades (Mediadora: Prof. Me. Everaldo Santos)

20h40 às 22h – Confecção dos Cantinhos Lúdicos e Classificação de brinquedos

26/05

19h às 20h30 – Interações com a matemática no brincar (Mediadora: Prof. Ma. Josilene Torres)

20h40 às 22h – Planejamento das atividades potencialmente lúdicas para a inauguração da Brinquedoteca Paulo Freire

27/05

19h às 20h30 – O Projeto de uma Brinquedoteca (Mediadora: Prof. Ma. Karla Aprigio)

20h40 às 22h – Primeira organização da Brinquedoteca Paulo Freire

30/05

(convidar as crianças filhas dos alunos)

19h às 20h30 – Cerimônia de inauguração da Brinquedoteca Paulo Freire (Mediadora: Prof. Me. Everaldo Santos)

20h40 às 22h – Atividades potencialmente lúdicas (Mediadores: Estudantes do Curso de Pedagogia)

Semana da matemática AEB/FBJ vai abordar a formação inicial do professor e da professora de Matemática: desafios e perspectivas

Imprimir Email

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, a coordenação do curso de matemática da AEB/FBJ promoverá a Semana da Matemática AEB/FBJ 2022, com o tema: formação inicial do professor e da professora de matemática: desafios e perspectivas. 

“Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, a AEB/FBJ vem trazendo discussões acerca dos desafios e perspectivas na formação inicial através de oficinas e palestras, no intuito de contribuir para o desenvolvimento profissional, tanto no chão da escola como em outros espaços em que e possível atuar”, explicou Josilene Torres, coordenadora do curso.

O evento será em formato presencial, com inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/Mat2022dp. A participação em toda a programação da semana da matemática irá garantir um certificado de 30h para o estudante. Confira: 

23/05 - Possibilidades de aplicação da Eletrônica no Ensino de Matemática  

              Me. Elves Sousa e Silva (Consultor Interno Robótica do - ICM ) 

24/05 - Inicio da docência e os desafios das práticas pedagógicas  

              Prof. Alberisson Gomes Ferreira (Coordenador Anos Finais - SETEC) 

25/05 - Oficina com jogos matemáticos baseados na BNCC  

              Prof. Esp. Joalyson Batista do Nascimento (Formador - IQE) 

              Profa. Esp. Amanda Rafaella de Oliveira Silva (Formadora - IQE) 

26/05 - A caminhada profissional do professor de Matemática: qual limite? 

              Prof. Me. Diogenes Maclyne (Professor Assistente - UPE) 

27/05 - Momento de descontração e encerramento

VI Seminário Empreendedor e de Processos Organizacionais vai debater os desafios da gestão e do empreendedorismo na administração de bens e serviços

Imprimir Email

A VI edição do Seminário Empreendedor e de Processos Organizacionais AEB/FBJ será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, nos formatos remoto (abertura) e presencial. O evento contará com palestras e minicursos voltados à temática: “Os desafios da gestão e do empreendedorismo na administração de bens e serviços”.

"O objetivo é promover a troca de conhecimento e o aprendizado, através de debates de questões relativas ao cenário atual do mercado, focando no empreendedorismo, gestão organizacional e na produção industrial e de serviços, com métodos e ferramentas inovadoras, exigentes em um mercado em transformação, e da experiência de profissionais de diversas áreas", explicou Luiza Vilaça, coordenadora do curso de administração da AEB/FBJ.

A palestra de abertura será ministrada pelo Professor Antônio Romão Alves da Silva Filho, de forma online, às 19h00, pelo link: https://meet.google.com/kgo-casv-fzv. A programação dos dias 19 e 20 será presencial e contará com três minicursos simultâneos, por dia. O estudante terá a opção de escolher de qual participar.

Programação, dia 19 – 19h00

Minicurso I

Tema: Empreendedorismo e Inovação

Convidado: Prof. Luciano Galvão Freire Júnior

Local: Biblioteca FBJ

Vagas: 100

Minicurso II

Tema: Industria 4.0 e a realidade virtual no FlexSim

Convidado: Prof. Jefferson Ribeiro / Prof. Armando Duarte

Local: Sala 1 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Minicurso III

Tema: Práticas de Gestão e Inovação

Convidado: Wayesley Heredia (Gerente de P&D do Instituto Tecnológico Edson Mororó Moura)

Local: Sala 2 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Programação, dia 20 – 19h00

Minicurso I

Tema: Indicadores para Planos de negócios

Convidado: Prof. Dr. João Pinto Cabral Neto

Local: Biblioteca FBJ

Vagas: 100

Minicurso II

Tema: Projetos industriais no cenário pandêmico

Convidado: Tiago Pinheiro (Administrador de empresas; Engenheiro de Produção; Gerenciamento de Projetos)

Local: Sala 1 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Minicurso III

Tema: Introdução ao Matlab

Convidado: Prof. Anderson Viana do Nascimento

Local: sala 2 - Bloco B FBJ

Vagas: 50