Psicologia

O curso de Psicologia propõe uma formação generalista e pluralista, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que assegura um exercício profissional calcado nos princípios éticos, na cientificidade, na criticidade e na reflexão, comprometido com as demandas sociais. Deve-se destacar o compromisso ético-social-profissional como princípio, habilitando o graduando a atuar em diferentes contextos, de forma articulada com profissionais de áreas afins numa perspectiva interdisciplinar.

O departamento oferece três ênfases curriculares, articuladas com as principais demandas da região, como forma de possibilitar a integração e a inserção no mundo de trabalho, a saber: Psicologia e processos clínicos; Psicologia e processos de gestão e Psicologia e processos educativos. O perfil curricular enfatiza, desde o primeiro ano de formação, a articulação entre teoria e prática por meio das atividades de prática integradora, onde ao discente é possibilitado entrar em contato com algumas demandas do cotidiano do(a) profissional psicólogo(a).

O curso pretende formar psicólogos capazes de atuar nas mais distintas áreas do saber e do fazer psicológicos, cuja ênfase curricular oferece ao estudante uma formação que o habilita a atuar em Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Social, Psicologia Escolar, Psicologia Institucional, Psicologia Organizacional, prevenção e promoção à saúde, que demandem atenção e acolhimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade de forma individual ou em grupo.

Informações:

Turno: Noturno

Duração: 10 semestres

Carga Horária: 4.420 horas

Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objeto de estudo a educação em suas diversas expressões. O profissional da Pedagogia é habilitado a trabalhar nos espaços escolares e não escolares que promovam processos educacionais. Faz parte da formação do profissional da Pedagogia o estudo da organização, da política, do financiamento e da legislação da educação brasileira, níveis e modalidades de ensino, avaliação educacional e escolar, inclusão escolar, tecnologias aplicadas à educação sob uma sólida base dos fundamentos filosóficos, sociológicos, antropológicos e psicológicos que subsidiam as práticas educacionais.   

O pedagogo pode trabalhar no espaço escolar como: professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Educação Especial e dos Cursos Técnicos da Área de Apoio Escolar. Podem ainda atuar na gestão escolar, na coordenação pedagógica e na supervisão educacional. Nos espaços não escolares pedagogos podem trabalhar em empresas, organizações não governamentais, tribunais de justiça, hospitais, associações, movimentos sociais, organizações políticas, editoras e órgãos públicos.

Informações:

Turno: Noturno

Duração: 8 semestres

Carga Horária: 3.440 horas